Oficina de Brinquedos Animados

Animação significa diversão! Não é por menos que foram brinquedos que deram origem a ela. Até hoje, esses experimentos provocam fascínio em todos aqueles que o exploram, sejam elas crianças ou adultos.

Considerados os “avós do cinema”, alguns dos chamados brinquedos óticos têm nomes bem esquisitões como taumatrópio, folioscópio, fenaquistoscópio e zootrópio. Mas, não se assuste, são bem fáceis e divertidos de fazer! E nesta oficina os participantes aprendem a montar seus próprios brinquedos que podem ser levados para casa ao final da aula.  


Taumatrópio

Desenvolvido pelo físico e médico inglês John Ayron Paris em 1827 foi muito popular na Era Vitoriana. Consiste em um pequeno disco onde fazemos um desenho em cada lado. Ao girarmos o disco rapidamente as imagens dos dois lados parecem se combinar em apenas uma.


Folioscópio

Uma versão simplificada do Folioscópio ou Flip Book, esta é a maneira mais simples de se fazer animação! Tudo que precisamos é de uma folha de papel e um lápis. Na folha dobrada ao meio, faz-se dois desenhos, um em cada parte. Ao enrolar e desenrolar a folha, conseguimos a ilusão de movimento.


Fenaquistoscópio

Considerado o primeiro brinquedo ótico que realmente gerava a ilusão do movimento, foi inventado em 1833, pelo físico Joseph-Antoine Plateau. Consiste em vários desenhos distribuídos em um disco com pequenas frestas. Quando giramos o disco em frente a um espelho e observamos pelas frestas, vemos a ilusão de movimento nos desenhos.


Zootrópio

Também conhecido como daedalum ou roda da vida, foi criado pelo britânico William Horner, em 1834. Ele é composto por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, no qual podemos colocar tiras com desenhos no seu interior. Quando giramos o tambor é possível observar, através das janelas, os desenhos ganharem vida.

DETALHES
DA OFICINA

Público-alvo: crianças a partir de 6 anos a adultos.

Quantidade de alunos: grupos de até 16 alunos ou de forma rotativa.

Carga horária: de 1 a 4 horas.

Ideal para: eventos culturais, de lazer, festivais e datas comemorativas.

Infraestrutura necessária: espaço com mesas e cadeiras para trabalho manual.

Material: Todos os materiais necessários para a produção dos brinquedos são fornecidos pela oficina.